14 de setembro de 2016

[cards] Mapa de Inovação

Inovar não pode ser apenas um verbo nas empresas, precisa se tornar propósito frente a realidade competitiva. Inovação em processo, gestão, marketing ou produto são essenciais para gerar novas experiências para seus clientes ou colaboradores.

Esse pack de cartas auxilia na elaboração de ideias criativas a serem aplicadas em seus projetos. Você pode baixar o PDF, imprimir e aplicar nas mais diversas situações de geração de ideia ou validação de um protótipo. Essa ferramenta pode servir para uma etapa de ideação, quanto de prototipação na abordagem de design thinking.

As regras para utilização são simples: 
1. Defina sua ideia. Ela pode surgir de técnicas como mapa mental, brainstorm, dentre outras.
2. Escolha a carta azul correspondente ao grau de inovação. Disruptiva ou incremental.
3. Defina a carta com o tipo de inovação. Aqui você pode definir mais de uma, como de marketing e de produto, por exemplo.
4. Das cartas de possibilidade, escolha apenas oito. O número de cartas pode variar de acordo com a ideia, mas lembre-se que quanto maior o número, mais possibilidades e necessidades você criará.
5. Na discussão da ideia sempre surgirá novas possibilidades. Use a carta coringa e escreva nela.
6. Coloque quem são os opinion makers (formadores de opinião) da sua ideia. Quem estará junto para mudar a cultura que sua ideia inovadora pretenderá fazer.
7. Distribua isso da melhor forma possível, com hierarquias, linhas, círculos, como preferir. É muito interessante que seja feito em uma mesa, ou colado em uma cartolina, escrevendo ou usando post-its para referenciar cada possibilidade.
8. Por fim você terá um mapa com sua ideia, suas variáveis e possibilidades.

Aplicação em treinamentos utilizando os cards de inovação.

Aplicação em treinamentos utilizando os cards de inovação.

Baixe o PDF, imprima e teste com sua equipe. Depois de usar, dê seu feedback sobre a ferramenta.
Em breve será disponibilizado modelos de canvas para aplicação.

Comentários 0

Deixe o seu comentário!

Mais Destaques