1 de outubro de 2016

Design e expressão nos cartazes contemporâneos: uma abordagem semiótica

Resumo: 
Este artigo, embasado no contexto sócio-histórico, apresenta e interpreta mudanças estéticas na expressão de produtos gráficos, considerando as relações entre forma (sintaxe) e função comunicativa (semântica) e, mais especificamente, assinala a expressividade com relação à legibilidade. Aqui, são reunidos e interpretados dados históricos e formais, com base em teorias das áreas de História, Comunicação Visual, Design e, especialmente, Semiótica aplicada à leitura de imagens de produtos de Design Gráfico. Com isso, é analisada, sob o olhar da semiótica americana, cartazes desenvolvidos pela agência de publicidade TBWA/Chiat/Day para divulgar a Festa do Grammy Americano de 2009, que foram desenvolvidos com a técnica de tipografia expressiva.

Palavras-chave: design gráfico, expressão, semiótica visual, graphic design.

Autores:
Diego Piovesan Medeiros
Richard Perassi Luiz de Souza

Comentários 0

Deixe o seu comentário!