2 de outubro de 2016

Design e Semiótica: a criação de jogos de tabuleiro como objetos de aprendizagem

Resumo: Este artigo tem como objetivo, abordar, dentro da plataforma educacional de design, a experiência dos alunos na criação de objetos de aprendizagem dentro da disciplina de Semiótica no Design da Faculdade SATC, em Criciúma/SC. Este artigo apresenta características específicas do plano e ementário da disciplina de Semiótica, assim como as principais linhas de estudo dentro deste campo de conhecimento aplicado ao design gráfico. Por fim, no âmbito dos procedimentos de coleta de dados, além da pesquisa bibliográfica, faz-se uma pesquisa-ação gerada pelo professor/pesquisador em sala de aula. Neste caso, o autor se envolve com o objeto de pesquisa de modo participativo e cooperativo, interagindo em função de um resultado esperado. Por consequência disso, também tem como procedimento a pesquisa participante que ocorre por meio do contato direto do pesquisador com o fenômeno observando e avaliando para se obter informações sobre a realidade do contexto de sala de aula. Com isso, pode-se chegar a cinco jogos de tabuleiros desenvolvidos pelos acadêmicos da disciplina em junho de 2012, a serem apresentados como resultados finais dessa discussão.

Palavras-chave: semiótica, jogo de tabuleiro, objetos de aprendizagem.

Autor:
Diego Piovesan Medeiros

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